terça-feira, 21 de junho de 2011

360.


Se tem uma coisa que a pessoa se estressa quando promove um evento é a lista de convidados. Não estou falando só de casamentos não, qualquer tipo de evento.
Tipo, se você marca de ir tomar um chopp com alguns amigos, e simplesmente esquece de um deles, por diversos motivos, já rola um estresse com essa pessoa do tipo "poxa, vc saiu com fulaninha e sicraninho e nem chamou!". Nesse caso, não é nem tão ruim pra você, já que ninguém era responsável pelo "evento" em si, mas pense se por exemplo, for uma festa do seu aniversário para os seus familiares e amigos mais íntimos e você esquece de chamar um amigo desses? Horrível né?
Pense agora se esse evento for o seu casamento! Ai...nem quero pensar, por isso depois de muito ler e reler minha lista, vim pra cá colocar pra fora minhas frustrações.
Na hora de fazer a lista são muitas coisas a serem pensadas. Eu, por exemplo, comecei pensando no estilo de evento que eu queria. Eu não queria e não quero nada muito comum, nada muito grande, nada muito igual a tudo que tá tendo. Não quero festança, por que nem eu e nem Felipe somos muito de festança, balada. Somos mais caseiros. Curtimos muito mais ficar em casa vendo um filme, chamar amigos pra jogar wii em casa (né, Ju?) , fazer jantarzinhos na casa dos outros casais (né, Liti e Vivi?). Ou seja, somos mais casa! Então nosso casamento não poderia ser diferente. Queremos algo intimista com amigos chegados e familiares, o que nos levou à quantidade limite de convidados de 200 pessoas. O que pode parecer muita gente pra alguns, mas pra gente, pode ter certeza que não é. Por eu ter crescido em uma igreja bem grande, e por ter pais super bem relacionados, e nós também, temos muitas pessoas queridonas por perto. E isso realmente é uma benção, um privilégio, mas quando chega a hora de colocar todas em um espaço relativamente pequeno, e ter que bem acomodá-las no mesmo, as coisas ficam bem complicadas, e quando você ainda não tem muito dinheiro, e nem quer investir tanto em uma festa complica mais ainda.
Começamos a fazer a nossa lista em março, antes mesmo de oficializarmos o noivado, pois queríamos saber em média o quanto a gente gastaria. É,... ainda tem isso, além de ser uma das partes mais difíceis na hora de organizar um evento, a lista de convidados é a mais essencial. Sem ela não se vai à lugar nenhum. Todos os seus fornecedores vão te perguntar isso: É pra quantos convidados? E vc vai se perguntar: Será que vai ser isso mesmo? Por que toda hora você lembra de alguém, ou alguém se torna importante e você nem tinha cogitado em chamá-lo.
Eu e Felipe sempre falamos que queremos olhar pra cada convidado e pensar: "Se essa pessoa não viesse eu iria sentir muita falta." Mas o negócio, é que no seu casamento, apesar de ser seu, ele na verdade não é. Seus pais também querem convidar amiguinhos queridos e familiares que você nunca mais viu na vida. E mesmo que seja você que esteja arcando com tudo, que é o nosso caso, é chato, estressante e cansativo argumentar essas coisas.
Tem fatores que complicam ainda mais esse cenário como ciclo de amizade, no meu caso a igreja. Felipe não tem muito esse problema. A lista dele é 1/3 da minha praticamente. Minha igreja é giga, e como falei nasci e cresci nela. Ela nem é mais a mesma, tem várias igrejinhas espalhadas por Niterói e eu tenho convidados de praticamente todas elas! Olha que beleza! Agora mesmo acabei de lembrar de mais uma pessoa que eu preciso chamar. Já to indo lá pra lista. hehe
Outra coisa que atrapalha muito: a internet! Hoje em dia 5 minutos depois que você ficou noiva os 5 continentes ficam sabendo. E pior, as fotos do seu casamento já estão na internet antes de você chegar na noite de núpcias. Ou seja, não tem como esconder. E nem quero esconder mesmo. Afinal, é o dia mais feliz da minha vida, eu to feliz e quero compartilhar e fazer blogs contanto isso! hahaha! Mas enfim, atrapalha...
Eu costumo a me colocar sempre no lugar das pessoas. Quando eu não sou convidada para um evento, eu me pergunto: Por que não? E normalmente me satisfaço com a resposta que me dou. Quando não fico, exercito minha paciência e bom senso para não ofender ninguém. hahaha! Mas normalmente, não fico chateada não. Minha amiga Liginha que me ensinou isso, diz ela depois de muito não ser chamada para os eventos, hahaha. Ela fala: "Cara, não foi chamada? Senta e reflete sobre isso!"  Reflexões do tipo: Será que essa pessoa é muito importante pra minha vida nesse momento? Eu participei do namoro/noivado/vida dela? Eu convidaria ela pro meu casamento/aniversário/chopp? Tomara que as pessoas que eu não vou convidar leiam isso aqui.
Enfim, resumindo minha aflição e contando com as orações dazamiga que me lê! Hihihi! Preciso tirar simplesmente 108 pessoas da minha lista agora! hahaha! Ainda bem que tenho quase um ano pra isso, pois as pessoas vêm e vão na nossa vida, umas saem da lista e outras entram. Mas as que mais importam mesmo têm lugar cativo não só na minha lista, mas no coração. São aquelas que você não chama só pro seu casamento, mas para um jantarzinho lá em casa e essas pessoas não iriam deixar de ir nunca no seu casamento, mesmo que nem tivesse festão, que só fosse no cartório e são essas pessoas que me fazem querer fazer uma festa. Por que eu quero celebrar com elas minha alegria e amor nesse dia tão especial, por que se não eu iria ali no cartório com Felipe, meia dúzias de amigos e familiares e um pastor qualquer dia desses antes das nossas férias e depois já embarcava pra África do Sul. Aiai....

4 comentários:

  1. Eu já brigo feio com o meu namorado sobre quem convidar pro possível e super no futuro casamento nosso! Sempre surge umas pessoas nada a ver que os pais amam!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é e sempre será uma das partes mais complicadas. Não está sendo diferente pra mim e pro Carlos. E sobre a reflexão do 'convidar ou não' penso do mesmo jeito. O importante é que no final das contas VOCÊ E FELIPE tem que estar satisfeitos com as pessoas que convidaram e que sempre lembrarão so rever o álbum de fotografias. Se as pessoas vão lembrar é outra história, mas se vocês lembrarem de todas, está tudo certo. :)

    ResponderExcluir
  3. é, gostamos muito wii. eu e rafa tb!
    eu adorei quando vc disse isso aquele dia e agora aqui: que quer olhar pra cada convidado e pensar que se ele não estivesse, faria falta.
    já super peguei isso pra mim!

    li todo seu desabafo, e já me vejo enlouquecendo com isso tb, quando for a minha vez. hehe
    bjin, mari!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...